fbpx
27 de fevereiro de 2024

Vídeo Mostra Na Íntegra a Conferência Onde Foram Anunciadas As Novas Descobertas da Missão Kepler


A equipe de ciência do Kepler anunciou suas últimas descobertas numa conferência de imprensa que aconteceu nessa segunda-feira, dia 5 de Dezembro de 2011. A equipe anunciou a confirmação do Kepler 22b, o primeiro planeta descoberto na chamada zona habitável, a região onde a água em estado líquido pode existir na superfície de um planeta. O planeta descoberto tem aproximadamente 2.4 vezes o raio da Terra, e orbita uma estrela similar ao Sol e está localizada a 600 anos-luz de distância. Os cientistas ainda não sabem se o Kepler 22b é predominantemente rochoso, gasoso, ou de composição líquida, mas a sua descoberta é um passo importante na descoberta de planetas parecidos com a Terra. A estrela hospedeira do planeta pertence à mesma classe do Sol, uma estrela do Tipo G, embora ela seja um pouco menor e mais fria.

O Kepler também descobriu 1094 novos candidatos a planetas, aproximadamente dobrando sua contagem anterior. Desde o último lançamento dos dados em Fevereiro, o número de candidatos a planetas identificados pelo Kepler aumentou 89 por cento e agora totaliza 2326. Desses 207 são aproximadamente do tamanho da Terra, 680 são os chamados super-Terras, 1181 são do tamanho de Netuno, 203 são do tamanho de Júpiter e 55 são maiores que Júpiter. As descobertas, baseadas nas observações conduzidas de Maio de 2009 até Setembro de 2010, mostra um grande aumento no número de candidatos a planetas de pequeno tamanho. O vídeo acima traz toda a conferência de imprensa realizada para o anunciar as novas descobertas do Kepler.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo