fbpx

Novo Método Faz Mosaicos Mais Precisos E Fáceis Da Superfície de Planetas

Para conseguir uma visão precisa da superfície de um planeta, os cientistas podem construir um mosaico usando imagens capturadas por câmeras montadas em sondas espaciais. Esse processo precisa levar em consideração como a sonda e a câmera estão orientadas e quando cada foto foi feita, além de se saber como esse posicionamento corresponde aos dados topográficos existentes. Algoritmos aceleram esse processo, mas isso ainda demanda muito trabalho manual.

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um workflow que automatiza boa parte das etapas manuais do processo de se construir um mosaico. Essa nova abordagem facilita desafios importantes de ajustar feições específicas, como o anel de crateras em diferentes imagens, minimizando a chance de que pequenos erros possam acumular.

Para demonstrar o valor desse novo workflow, os pesquisadores aplicaram a técnica ao polo sul de Marte, e às suas redondezas. Eles selecionaram essa região por conta das tempestades de poeira, congelamento, outras condições extremas de tempo, e as condições de iluminação difíceis, que fazem dessa região do planeta Marte, uma região particularmente desafiadora para se construir um mosaico preciso com correções manuais.

Esse novo workflow gerou com sucesso um mosaico da região polar sul de Marte, com 9652 imagens capturadas pela Context Camera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter e ajustando com os dados topográficos coletados pelo Mars Orbiter Laser Altimeter. O mosaico compreende 255 milhões de pixels, sendo que cada pixel representa 6 metros do solo marciano, e é bem mais preciso do que os mosaicos anteriores feitos da mesma região.

Os pesquisadores fizeram o novo mosaico e estão disponibilizando os dados de maneira pública para futuras pesquisas com relação a Marte, pelo Planetary Data System Cartography and Imaging Sciences Node Annex da NASA. Enquanto isso, os pesquisadores estão querendo criar mosaicos de outras regiões de Marte e também de outros objetos planetários.

Fonte:

https://eos.org/research-spotlights/a-precise-mosaic-view-of-marss-south-pole

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .