Nada Como Um Dia Após O Outro – Chang’e-4 Completa 16 Dias de Trabalho na Lua

O lander e o rover da missão chinesa Chang’e-4 acordaram depois de mais um dia de sono no lado oculto da Lua e deram início ao seu 16º dia de trabalho.

O rover Yutu-2 acordou sozinho às 20:30, da terça-feira, dia 17 de março de 2020 e o lander, dormiu mais um pouquinho e acordou às 10:38 da manhã da quarta-feira, dia 18 de março de 2020. Os dois equipamentos estão em boas condições operando normalmente.

Um dia lunar equivale a 28 dias terrestres, de modo que a parte iluminada do dia equivale a 14 dias, é nessa parte que o lander e o rover estão acordados para trabalhar, nos outros 14 dias eles são desligados para poder enfrentar as baixas temperaturas e a escuridão no lado oculto da Lua. Nesse 16º dia de trabalho o rover irá caminhar do norte para o oeste, como planejado e irá pesquisar a geomorfologia do local onde ele está. O rover irá também detectar o material na superfície da Lua usando a sua câmera panorâmica e fazer análises espectrais no infravermelho. O lander, durante o mesmo período irá realizar o experimento de rádio astronomia de baixa frequência além de explorar o ambiente lunar para obter mais dados científicos.

O rover Yutu-2 foi programado para sobreviver 3 meses na Lua, que são 90 dias terrestres, mas até agora, já sobreviveu 440 dias. Ele já é o rover que mais trabalhou na superfície lunar na história da humanidade e continua quebrando seu próprio recorde a cada dia que passa.

A China lançou a missão Chang’e-4 em 8 de dezembro de 2018, e no dia 3 de janeiro de 2019 ela realizou um pouso suave e tranquilo na Cratera Von Kármán, que fica dentro do que é conhecido como Bacia Aitken do Polo Sul, no lado oculto da Lua.

Fonte:

https://news.cgtn.com/news/2020-03-20/China-s-Chang-e-4-mission-probe-enters-16th-lunar-day-P1duwMOtWg/index.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo