Kepler Fotografa O Planeta Terra

Registrar imagens da Terra, a partir do espaço, tem se tornado meio que uma tradição na NASA, desde que há 28 anos, a sonda Voyager registrou o famoso pálido ponto azul.

Mas a visão da Terra, a partir do Telescópio Espacial Kepler da NASA, é bem diferente.

Essa imagem da Terra feita pelo Kepler, foi registrada no dia 10 de Dezembro de 2017, depois que sonda foi ajustada para vasculhar outro campo de visão. No momento do ajuste a reflexão da Terra enquanto ela passava em frente ao telescópio espacial foi tão intensa que criou esse faixo de luz em forma de sabre nos sensores do instrumento, obscurecendo a Lua.

Localizado a 154 milhões de quilômetros de distância, a interpretação do Kepler da Terra como um faixo brilhante num oceano escuro de estrelas demonstra as capacidades altamente sensíveis do fotômetro, que é desenhado para registrar as pequenas quedas de brilho das estrelas quando os planetas passam a sua frente. Algumas estrelas observadas nessa imagem estão a centenas de anos-luz de distância da Terra.

A comunidade científica celebra o trânsito da Terra pelo campo de visão do Kepler, usando a hashtag #WaeAtKepler, nas redes sociais. Como o Kepler só faz fotos em preto e branco, alguns cientistas têm usado cores para destacar detalhes nas imagens em preto e branco do Kepler.

A missão completou o seu nono aniversário no espaço, em 7 de Março de 2018. Mais de 2500 planetas foram descobertos nos dados do Kepler, bem como muitas outras descobertas sobre estrelas, supernovas e outros fenômenos astrofísicos. A missão está na sua segunda fase estendida de operação e possui um período de vida limitado. Seu sucesso científico em descobrir planetas distante tem pavimentado o caminho para a missão TESS, Transiting Exoplanet Survey Satellite, que será lançada em Abril de 2018. A TESS irá monitorar 200 mil estrelas das mais brilhantes e mais próximas do nosso Sistema Solar, atrás de exoplanetas.

Para mais informações sobre a missão Kepler, visite:

www.nasa.gov/kepler

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/ames/earth-is-a-beaming-beacon-in-kepler-s-eyes

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.