fbpx
19 de setembro de 2021

China Prepara O Seu Gigantesco Rádio Telescópio Para Buscar Civilizações Inteligentes No Universo

O equipamento acoplado ao rádio telescópio 500-meter Aperture Spherical Telescope, ou FAST da China está sendo atualizado para realizar a busca por civilizações extraterrestres.

De acordo com os astrônomos responsáveis, no momento o equipamento passa por atualizações e eles esperam fazer novas observações depois do mês de setembro de 2020, quando a busca por civilizações extraterrestres será iniciada.

O FAST é o maior rádio telescópio do mundo composto de uma única antena, seus receptores permitem uma rápida e sensível pesquisa do céu com um robusto sistema de rejeição de interferências de rádio frequências, um ingrediente tecnológico fundamental para as atividades do programa SETI que tem como objetivo procurar por civilizações extraterrestres no universo.

A comunidade astronômica chinesa está planejando um programa de escaneamento que irá cobrir 57% da esfera celeste e fará parte do chamado CRAFTS.

Nesse programa a ideia é usar mais de 5000 horas do tempo do telescópio para analisar os dados obtidos nas varreduras do céu para encontrar possíveis alvos de inteligências extraterrestres, esses alvos então seriam observados novamente com mais detalhe.

Em um projeto de longo prazo, o FAST está planejando uma fase de observações mais sensíveis. Nessa fase seria possível fornecer aproximadamente 100 feixes simultâneos, lembrando que hoje são usados 19 feixes de receptor, com esse aumento significativo no número de feixes, próximas investigações do céu dentro do programa do instituto SETI, seriam muito mais eficientes. É um próximo nível na busca por civilizações extraterrestres inteligentes. Será que com o FAST iremos encontrar mais alguém nesse universo?

Fonte:

http://www.leonarddavid.com/china-upgrades-radio-telescope-for-seti-investigation/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo