Vídeo do SDO Mostra Explosão Solar da Classe X1.1 do Dia 5 de Março de 2012

Após alguns das de um Sol tranquilo, a atividade solar agora está alta novamente. A grande mancha solar AR1429, que emergiu no dia 2 de Março de 2012, está agora estalando com fortes labaredas. Na manhã de hoje, dia 5 de Março de 2012, uma erupção da classe X1, a mais forte que existe, ocorreu no Sol as 0413 UT.

Essa labareda gerou uma brilhante Ejeção de Massa Coronal no espaço, que provavelmente vai errar a Terra, mas deve acertar Mercúrio e Vênus.

 Mesmo se essa CME errar a Terra, os observadores localizados nas altas latitudes do planeta devem estar atentos para a formação de belas auroras nas noites seguintes. Uma erupção de classe M2 de a mesma mancha solar no dia 4 de Março de 2012 produziu outra CME mais larga que pode sim atingir a Terra. Espera-se que a nuvem chegue com toda a sua intensidade ao campo magnético da Terra no dia 6 de Março de 2012 as 0430 UT (+/- 7 hr).

Se você tiver interesse em seguir o clima espacial como é chamado, veja as previsões feitas por cientistas da NASA no Goddard Space Weather Lab, visitando o site: http://iswa.gsfc.nasa.gov/downloads/20120305_085600_anim.tim-den.gif

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.