fbpx

Vídeo Mostra o Lançamento do Satélite de Observação Oceânica da China Haiyang 2A

Um satélite de observação oceânica chinês foi lançado nesta segunda-feira, dia 15 de Agosto de 2011 por um foguete Long March desde o Centro Espacial Taiyuan no nordeste da China.

O satélite Haiyang 2A foi lançado às 22:57GMT da base de lançamento de Taiyuan na província de Shanxi a agência Xinhua confirmou o lançamento. O lançamento ocorreu às 6:57 desta terça-feira dia 16 de Agosto de 2011, hora local na China.

O satélite de sensoriamento remoto chegou até a órbita a bordo de um foguete Long March 4B que colocou o satélite numa órbita de 565 milhas de altura com uma inclinação de 99 graus. A agência de notícias da China, declarou que o lançamento foi um sucesso.

A China disse, que o satélite Haiyang 2A irá ajudar na supervisão e pesquisa do ambiente marinho, ajudando a prevenir desastres potenciais no mar e contribuindo com a previsão de tempo marinha.

As feições e instrumentos desse novo satélite são na verdade uma atualização sobre os dois satélites anteriores de observação oceânica lançados pela China em 2002 e 2007. O Haiyang 2A irá estudar a dinâmica do ambiente oceânico como os ventos da superfície do mar, a altura das ondas e a temperatura das águas. Entre os instrumentos que ele carrega a bordo incluem, sensores de micro ondas, radiômetro e um altímetro.

Os satélites anteriores Haiyang 1 monitoraram a poluição dos oceanos e as águas rasas com objetivo de ajudar na operação de portos. Uma terceira geração de satélites está sendo planejada e irá combinar as missões Haiyang 1 e Haiyang 2.

Esse lançamento marcou o oitavo lançamento de um foguete pela China nesse ano de 2011. A nação chinesa planeja continuar se arriscando no espaço durante o ano de 2011, com o lançamento de um laboratório espacial para trabalhos humanos, a primeira tentativa de acoplagem espacial e mais foguetes carregados com satélites científicos, militares e de comunicação.

Fonte:

http://www.spaceflightnow.com/news/n1108/15longmarch/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .