fbpx

Vídeo Mostra O Dia Em Que Armstrong Quase Morreu Testando Um Modelo do Módulo Lunar

Esse vídeo silencioso mostrado acima foi postado no blog da Air & Space Magazine do Smithsonian e apresenta um dos fatos mais impressionantes nos preparativos da viagem da Apollo 11.

O vídeo traz o teste feito por Neil Armstrong em 1968, pouco mais de um ano antes da ida dele à Lua, no veículo de pesquisa de pouso lunar, uma versão de treinamento do módulo lunar que levaria Neil Armstrong e Buzz Aldrin para a superfície da Lua. É muito legal nesse vídeo ver o chamado LLRV decolando, e flutuando pelo céu, do ponto de vista de alguém que estava filmando essa seção do solo. Numa primeira olhada esse veículo de teste lembra muito um objeto voador não identificado na Terra.

Mas a parte realmente estranha do vídeo acontece perto do final, quando Neil Armstrong, que estava pilotando o LLRV, é ejetado um pouco antes da nava cair no chão e explodir.

Esse fato levou à seguinte história contada na biografia First Man de Neil Armstrong, escrita por James Hansen que narra como o astronauta alan Bean viu Armstrong naquela tarde na sua mesa no escritório dos astronautas. Bean tinha então ouvido de colegas no corredor sobre o acidente e resolveu perguntar para Armstrong: quando isso aconteceu? A uma hora atrás aproximadamente, respondeu Armstrong. Bean se virou para Armstrong e disse, Eu só ouvi a história mais engraçada. Armstrong, disse,: O que? Eu ouvi que você foi ejetado do LLRV a uma hora atrás. Sim, aconteceu isso sim, respondeu Armstrong. Eu perdi o controle e tive que me ejetar daquela máquina. Eu não podia pensar em outra pessoa, lembrou Bean, quem teria voltado para o seu escritório depois de se ejetar um segundo antes de ter morrido. Isso mostra a dedicação de Armstrong ao trabalho e porque ele foi quem foi.

Fonte:

http://boingboing.net/2012/08/27/watch-neil-armstrong-narrowly.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .