Vídeo Mostra Atividade Solar de 2 a 5 de Julho de 2012

O vídeo acima mostra a atividade solar ocorrida de 2 de Julho de 2012 às 13:00 UT até o dia 5 de Julho de 2012 às 13:00 UT em dois diferentes comprimentos de onda.

O filtro vermelho de 304 angstroms é um canal especialmente bom para mostrar áreas onde as densas plumas de plasma mais frio (os filamentos e proeminências)  estão localizadas acima da superfície visível do Sol. As áreas brilhantes mostram locais onde o plasma tem uma densidade maior. A temperatura vista aqui é de 50000 graus K, ou 90000 graus F.

O filtro turquesa de 131 angstroms é um canal desenhado para estudar as flares solares. Esse filtro mostra temperaturas extremamentes altas por volta de 10 milhões de graus K ou 18 milhões de graus F.

Durante o perído de 2 de Julho a 5 de Julho de 2012, foram registradas 18 flares solares de classe M. A maior parte delas se originaram na região ativa AR 1515 e variaram de M1.1 para M6.1.

As flares solares são classificadas por C, M e X. As flares de classe C são pequenas com somente poucas consequências observadas na Terra. As flares de classe M são médias e podem gerar breves interrupções na comunicação via rádio nas regiões polares da Terra. Pequenas tempestades de radiação acontecem seguindo uma flare de classe M. As flares de classe X são as maiores e geram os maiores eventos que podem gerar imensas tempestades de radiação e grandes problemas com a comunicação na Terra.

Cada categoria de flares é subdividida em 9 intensidades, indo de 1 a 9. Por exemplo, uma flare C1 é menor que uma C9. E uma flare X4 é maior que uma M8. A única exceção nessa classificação acontece com a categoria de flares X, que não para em 9 e pode passar de 10.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.