fbpx

Vídeo da NASA Explica Situação do Ártico Que Teve Seu Mínimo de Cobertura de Gelo em 9 de Setembro de 2011


No dia 9 de Setembro de 2011, o gelo do mar Ártico atingiu sua extensão mínima para o ano. No dia 20 de Setembro de 2011, o gerente do Cryosphere Program da NASA, Tom Wagner compartilhou suas perspectivas com a audiência televisiva americana.

No topo do mundo, um corpo de gelo pulsante, e a deriva tem efeitos profundos no clima de todo o planeta. Todo o inverno, quando as temperaturas caem, a água do mar gelado se congela no Oceano Ártico, e todo o verão uma parte desse gelo derrete e mergulha no oceano à medida que as temperaturas voltam a subir. A cobertura de gelo durante o ano pode afetar diretamente o ecossistema polar, as correntes oceânicas em todo o mundo, e até mesmo o balanço de calor do planeta Terra.

Durante os últimos 30 anos nós estamos monitorando o gelo com satélites, e existe uma consistente tendência decrescente, com cada vez menos gelo chegando ao verão. A espessura desse gelo também tem diminuído. Em 2011, a extensão de gelo do Ártico foi a segunda menor já registrada, abrindo as passagens do noroeste e preparando o estágio para mais anos como esse no futuro. No vídeo acima, Tom Wagner o gerente do Cryosphere Program da NASA compartilha suas perspectivas sobre o mínimo de gelo no Ártico em 2011.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .