Viagem Inaugural do Challenger

Os astronautas Story Musgrave a esquerda e Don Peterson a direita flutuam sobre o compartimento de carga do ônibus espacial Challenger durante o seu passeio espacial de 7 de Abril de 1983 na missão STS-6. Seu passeio é restrito aos apoios presentes no ônibus espacial. Graças aos apoios e aos cabos de aço estrategicamente colocados, Peterson é capaz de transladar, ou mover-se com as mãos livres para realizar o trabalho.

Chamada primeiramente de STA-099, o ônibus espacial Challenger foi construído para servir como veículo de teste para o programa americano do ônibus espacial. O Challenger foi o segundo veículo orbital a se juntar a frota de ônibus espaciais dos EUA, chegando ao Kennedy Space Center na Flórida em Julho de 1982.

O Challenger foi lançado para sua viagem inaugural cumprindo a missão STS-6 em 4 de Abril de 1983, e viu o primeiro passeio espacial do programa de ônibus espacial, bem como lançou seu primeiro satélite, o Tracking and Data Relay System. O veículo orbital lançou a primeira mulher no espaço, Sally Ride, na missão STS-7 e foi a primeira a carregar duas astronautas femininas no espaço na missão STS-41-G.

O Challenger ainda foi o primeiro veículo a ser lançado e a pousar a noite na missão STS-8, também foi o primeiro ônibus espacial a pousar no Kennedy Space Center, ao concluir a missão STS-41-B. Os Spacelabs 2 e 3 voaram a bordo do Challenger na missão STS-51-F e STS-51-B, bem como o primeiro Spacelab alemão dedicado na missão STS-61-A. Um grande conjunto de satélites e experimentos foram colocados em prática durante as missões do Challenger.

O serviço do Challenger para o programa espacial americano terminou de forma trágica no dia 28 de Janeiro de 1986. Apenas 73 segundos após o lançamento da missão STS-51L, uma falha no foguete fez com inicia-se uma explosão que resultou na perda da vida de sete astronautas, vem como na perda do veículo que tanto fez para o programa espacial americano.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1850.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo