Vênus e as Sete Irmãs

Após se afastar do Sol o máximo que podia no céu, Vênus, como uma brilhante estrela noturna cruzou com o aglomerado estelar das Plêiades no começo do mês de Abril de 2012. A bela conjunção foi apreciada por observadores em todo o mundo. A bela foto celeste acima foi feita em 2 de Abril de 2012 e registra o fenômeno como ele foi observado desde Portal no Arizona. Também conhecida como as Sete Irmãs, mesmo as mais brilhantes estrelas as Plêiades que podem ser observadas a olho nu são muito mais apagada do que o planeta Vênus. A aparência de Vênus e das estrelas do aglomerado nessa foto como sendo estrelas pontudas se deve aos padrões de difração causados por múltiplas interações da luz com a lente da câmera utilizada nessa imagem. A última conjunção similar de Vênus com as Plêiades aconteceu a aproximadamente 8 ano atrás. Vênus agora começará a se mover novamente para mais perto do Sol quando então nos dias 5 e 6 de Junho de 2012 (dependendo em que lugar do planeta você esteja) ele irá cruzar o disco da nossa estrela mãe proporcionando mais uma vez um belo espetáculo astronômico para sortudos observadores.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120406.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.