Vênus, a Lua e o Brilho da Terra

Antes do amanhecer do dia 1 de Março de 2011 no céu a sudeste, a conjunção da Lua Crescente e do sempre brilhante Vênus foi algo espetacular de se ver para começar bem o dia. A Lua estava somente a três dias depois da sua fase nova, num momento que é as vezes chamado de “a Lua nova nos braços do velho” e separada de apenas 4.5 graus de nosso planeta irmão. Nessa imagem, o par de objetos celestes brilha no céu crepuscular além da silhueta das árvores atrás da casa do fotógrafo que registrou esse momento. É possível notar na Lua, o chamado brilho da Terra, que aparece no lado não iluminado do nosso satélite, e que é o resultado da luz do Sol refletida na Terra que ilumina a Lua. Se você perdeu essa conjunção, fique ligado pois outro fenômeno parecido deve acontecer novamente na manhã do dia 31 de Março de 2011. Essa foto foi feita no arredores de Keene, Ontário no Canadá.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/03/venus-moon-and-earthshine.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.