fbpx

Usando a Terra Como Template Para Procurar Planetas Com Vida No Universo

Astrônomos da Universidade de Cornell construíram um template espectral do ambiente da Terra representando fico eras importantes na evolução do planeta e que podem ajudar na busca por exoplanetas parecidos com a Terra usando a próxima geração de telescópios que vem por aí.

Essa nova geração de telescópios terrestres e espaciais que estiver ajustada com os nossos modelos poderá identificar planetas como a Terra a uma distância entre 50 e 100 anos-luz.

Usando a própria Terra como o padrão, foi possível modelar 5 distintas épocas que forneceram um template de como nós podemos caracterizar uma possível ex-Terra, desde uma jovem Terra prebiótica até um mundo moderno como o nosso. OS modelos permitem também que seja possível explorar em que ponto na evolução da Terra, um observador distante poderia identificar vida em pálidos pontos azuis e em outros mundos parecidos.

Os modelos atmosféricos espelham o ambiente prebiótico da Terra a 3.9 bilhões de anos atrás, um planeta livre de oxigênio a 3.5 bilhões de anos atrás, e três outros modelos que representam o aumento do oxigênio na atmosfera de 0.2% até os dias modernos onde o nível de oxigênio é de 21%.

A Terra e o ar que nós respiramos mudaram drasticamente desde que a Terra se formou a cerca de 4.5 bilhões de anos atrás. E pela primeira vez um estudo considera esse fato na busca de um mundo como o nosso em outras estrelas, usando a própria Terra como padrão.

Os novos telescópios, como O Extremely Large Telescope no Chile, o James Webb da NASA poderiam ser capazes de dissecar espectroscopicamente a atmosfera dos exoplanetas em trânsito e usando o template da Terra, seria possível discernir os sinais de ambientes onde a vida seria possível.

Fonte:

https://astronomynow.com/2020/03/29/using-earth-templates-to-hunt-for-life-supporting-exoplanets/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .