fbpx

Uma Rara Foto do Eclipse Parcial do Sol de 13 de Julho de 2018 Registrado na Tasmânia

Você provavelmente não viu o eclipse parcial do Sol de 13 de Julho de 2018, a última sexta-feira, mas aqui você vai conseguir ver como ele foi graças ao esforço do fotógrafo e do observador veterano de eclipses, Jay Pasachoff.

O eclipse foi visível somente da Tasmânia, porções do sul da Austrália e na porção sul extrema da Nova Zelândia, bem como numa faixa do Norte da Antártica, e do Sul do Oceano, uma região dominada por pinguins e leões marinhos.

Paschoff, um astrônomo no Williams College em Massachusetts, registrou a foto acima diretamente do Rádio Observatório Mount Pleasant da Universidade da Tasmânia. Desse local, o eclipse durou 64 minutos, e a Lua cobriu apenas 10% do Sol no momento do seu máximo, disse Pasachoff, que agora soma 68 eclipses solares observados na sua carreira.

O próximo eclipse do Sol acontece em menos de 1 mês, em 11 de Agosto de 2018, algumas pessoas no norte da Europa e no nordeste da Ásia serão capaz de ver a Lua ocultar uma porção da face do Sol. Outro eclipse parcial será visível no norte do Pacífico e no nordeste da Ásia em 6 de Janeiro de 2019.

O próximo depois desse, o eclipse do Sol de 2 de Julho de 2019, será um eclipse total, um evento espetacular que irá cobrir totalmente o Sol. A totalidade será visível numa estreita faixa do planeta Terra, que irá passar pelo Pacífico Sul, através do Chile, onde Pasachoff pretende estar e na Argentina. Boa parte da América do Sul e parte da América Central, poderá observar o eclipse parcial do Sol nesse dia.

O evento de Julho de 2019 será o primeiro eclipse total do Sol desde o Grande Eclipse Solar Americano de Agosto de 2017, que foi um verdadeiro espetáculo e varreu o EUA de ponta a ponta, desde Oregon até a Carolina do Sul.

Fonte:

[https://www.space.com/41177-partial-solar-eclipse-australia-photo.html]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.