fbpx

Uma Nítida Imagem do Sol


A imagem acima é uma das imagens mais nítidas já feitas do Sol. Essa impressionante imagem mostra detalhes surpreendentes das manchas escuras do Sol que aparecem na parte inferior da imagem e numerosos grânulos que parecem grãos de milho no topo da imagem. Essa imagem foi feita em 2002, usando o Telescópio Solar Sueco que opera nas Ilhas Canárias. A alta resolução da imagem foi conseguida usando sofisticada óptica adaptativa, empilhamento digital de imagem e outras técnicas de processamento que foram utilizados para tentar eliminar ao máximo o efeito da atmosfera da Terra que borra normalmente as imagens astronômicas. Atualmente como pode ser visto no vídeo abaixo um grupo de manchas solares está cruzando o disco do Sol, esse é um grupo tão proeminente de manchas que até mesmo um observador cuidadoso com um instrumento modesto é capaz de observar.

O vídeo abaixo foi feito em Terrace BC no Canadá. A mancha solar 1289 possui um campo beta de acordo com o NOAA. Esse campo beta ainda não é um campo beta-gama ou beta-gama-delta, mas terá potencial para alcançar essa classificação nos próximos dias. A mancha solar 1289 está atualmente passando pelo disco do Sol em frente ao planeta Terra de modo que observadores com instrumentos modestos poderão ver essa mancha, pois ela é enorme. Claro, sempre tenha cuidado ao olhar para o Sol ou para perto dele, use sempre filtros especiais ou as técnicas de projeção.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110918.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .