fbpx

Uma Mudança no Ar

Uma equipe internacional de astrônomos usando os dados do Telescópio Espacial Hubble fizeram uma observação sem paralelo, detectando mudanças significantes na atmosfera de um planeta localizado além do nosso Sistema Solar.

O exoplaneta HD 189733b localiza-se tão perto de sua estrela que ele completa uma órbita a cada 2.2 dias. No final de 2011, o Telescópio Espacial Hubble descobriu que a atmosfera superior do planeta estava sendo varrida a uma velocidade de 300000 mph. Pouco antes da observação do Hubble o satélite Swift da NASA detectou que a estrela mãe desse sistema estava emitindo uma forte flare de raio-X, poderosa o suficiente para varrer parte da atmosfera do planeta.

O exoplaneta é um gigante gasoso parecido com Júpiter, mas é aproximadamente 14% maior e mais massivo. O planeta circula sua estrela a uma distância de somente 3 milhões de milhas, ou algo equivalente a uma distância 30 vezes mais próxima do que a distância entre a Terra e o Sol. A estrela, conhecida como HD 189733A, tem aproximadamente 80% do tamanho e da massa do nosso Sol.

A imagem artística acima ilustra a evaporação da atmosfera do exoplaneta HD 189733b em resposta à poderosa erupção ocorrida na sua estrela.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2304.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .