fbpx

Uma Galáxia Irregular e Sua Supernova Que Falhou

Brilhando intensamente contra o fundo escuro do universo, essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA/ESA mostra uma galáxia irregular conhecida como UGC 12682. Localizada a aproximadamente 70 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pegasus, a UGC 12682 é distorcida e sem estrutura, com brilhantes pacotes de formação de estrelas.

Em Novembro de 2008, Caroline Moore com 14 anos, de Nova York, descobriu uma supernova na UGC 12682. Isso faz dela a pessoa mais jovem no momento a ter descoberto uma supernova. Observações subsequentes feitas por astrônomos profissionais chamaram a supernova de SN 2008ha, e mostrou que ela é particularmente interessante de várias maneiras: sua galáxia hospedeira, a UGC 12862, raramente produz supernovas. Ela é uma das supernovas mais apagadas já observadas e depois da explosão ela se expandiu lentamente, sugerindo que a explosão não lançou para espaço uma grande quantidade de energia como é normalmente esperado.

Os astrônomos agora classificam a SN 2008ha como uma supernova do Tipo Ia, que é a explosão de uma anã branca com uma grande acreção de matéria da sua estrela companheira. A SN 2008ha pode ter sido o resultado de supernova que falhou parcialmente, explicando porque a explosão falhou ao destruir totalmente a estrela.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1828a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.