fbpx

Uma Galáxia Espiral Coroada Por Uma Estrela

A spiral galaxy crowned by a star

observatory_150105Outro tesouro desenterrado dos arquivos do Hubble, essa bela imagem mostra uma galáxia espiral denominada NGC 4517. Um pouco maior que a Via Láctea, ela é vista de lado e coroada por uma estrela bem brilhante. A estrela está na verdade muito mais perto de nós do que a galáxia, explicando assim, porque ela aparece tão grande e brilhante nessa imagem.

A NGC 4517 está localizada a aproximadamente 40 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Virgo (A Virgem). Ela tem um centro brilhante, mas isso não é visto nessa imagem do Hubble. Sua orientação tem levado a incluí-la em muitos estudos de aglomerados globulares, conjuntos de estrelas que orbitam o centro de galáxias como satélites.

Essa galáxia foi descoberta em 1784 por William Herschel, que descreveu essa região como tendo “uma bela estrela brilhante situada exatamente a norte do centro de extenso raio leitoso”. Claro que o “raio leitoso” visto por Herschel é na verdade essa galáxia espiral, mas com seu equipamento de observação no século 17 ele só poderia ter descrito assim, o que ele observou como sendo uma estrutura difusa e borrada abaixo da estrela muito mais brilhante.

Essa imagem é composta da luz visível e infravermelha adquirida pelo Hubble. Uma versão dessa imagem foi inscrita na competição de processamento de imagens do Hubble conhecida como Hubble’s Hidden Treasures pelo competidor Gilles Chapdelaine.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1330a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo