fbpx

Uma Estrela Pronta Para Explodir

potw1401a


observatory_15038Flutuando no centro dessa nova imagem do Hubble está um olho roxo, parado e nos observando. Esse objeto etéreo, conhecido oficialmente como [SBW2007]1, mas apelidado de SBW1, é na verdade uma nebulosa com uma estrela gigante no seu centro. A estrela, originalmente tinha 20 vezes a massa do Sol, e está agora envolta num anel de gás roxo, o resto de uma era distante quando ela estava expelindo suas camadas externas por meio de pulsos violentos e ventos.

Mas a estrela não é qualquer estrela, os cientistas dizem que ela é destinada a se tornar uma supernova. A 26 anos atrás, outra estrela, muito parecida se tornou uma supernova – a SN 1987A. Imagens anteriores da SN 1987A, mostra estranhas similaridades com a SBW1. Ambas as estrelas possuem anéis idênticos do mesmo tamanho e da mesma idade, que estão viajando a velocidades parecidas, ambas estavam localizadas em regiões HII similares, e elas têm o mesmo brilho. Dessa maneira a SBW1 é um retrato da aparência da SN 19897A, antes de explodir, e os astrônomos amam estuda-las conjuntamente.

Localizada a mais de 20000 anos-luz de distância, estamos num local seguro, quando a explosão de supernova acontecer. E se nós tivermos sorte isso pode acontecer na nossa vida ainda.

Versões dessa imagem entraram na competição de processamento de imagens, conhecido como Hubble’s Hidden Treasures pelos competidores Nick Rose e Steve Byrne.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1401a/


alma_modificado_rodape38

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo