Uma Bela Imagem do Mare Crisium na Lua

A imagem acima é uma visão panorâmica do limbo da Lua. Mesmo para quem já observou por muitas vezes o Mare Crisium a imagem acima é uma das únicas onde é possível notar as feições radiais no canto inferior esquerdo. Os pontos baixos alongados preenchidos com lavas de mares são como as cadeias de crateras secundárias perto da Julius Caesar. Pode-se notar também duas crateras na borda do anel montanhoso do Crisium no canto superior direito. Essas crateras se formaram em rochas que deslizaram em direção ao mar, e as crateras por propriamente ditas se voltaram em direção ao mar, se por acaso elas continham fluidos, eles teriam sido drenados para o mar. É impressionante como a cada dia podemos descobrir algo novo sobre a Lua.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/July+12%2C+2012

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.