Um Raro Arco Circunhorizontal É Registrado Sobre Dublin, Ohio, EUA

circumhorizontalarc_sladoje_2304


observatory_150105Por que as nuvens aparecem com diferentes cores, na imagem acima? A razão aqui é que cristais de gelo em distantes nuvens do tipo cirrus, estão agindo como pequenos prismas flutuantes. Algumas vezes conhecido como arco-íris de fogo, devido a sua aparência similar a de uma chama, o arco circunhorizontal localiza-se paralelo ao horizonte. Para um arco circunhorizontal ser visível, o Sol precisa estar a no mínimo 58 graus de altura no céu, onde as nuvens do tipo cirrus estão pressentes. Além disso, os numerosos cristais de gelo hexagonais achatados que compõem as nuvens devem estar alinhados horizontalmente para refratarem de maneira apropriada a luz do Sol, de uma maneira coletivamente similar. Por toda essa conjunção de fatores, os arcos circunhorizontais são difíceis de serem vistos e registrados. Esse arco circunhorizontal foi fotografado por meio de uma lente polarizadora, sobre Dublin, no estado norte-americano de Ohio, em 2009.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140524.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.