Um Flash Verde É Registrado Desacoplado Do Sol Sobre o Oceano Pacífico

flash_verde_desacoplado

observatory_150105No dia 12 de Julho de 2013, o fotógrafo especialista em fazer imagens da natureza, Jim Young, estava observando o Sol se pôr sobre o Oceano Pacífico, a oeste de Seaside no Oregon, quando um fragmento verde se soltou do disco solar. Sua câmera, uma Canon 60Da, começou a fazer imagens do fenômeno a cada 1/1000 segundos para registrá-lo.

Apesar da aparência, o Sol ainda estava intacto. O que aconteceu então? A cor verde da erupção é a principal pista para a explicação.

“Isso foi um raio verde, ou um flash verde”, explica Young, “causado pela refração na atmosfera sobre o Oceano Pacífico”.

O Pacífico é um excelente local para se detectar os flashes verdes. Os gradientes de temperatura no ar acima da superfície do Sol amplificam as pequenas diferenças nos índices de refração da atmosfera da luz vermelha e verde, criando uma miragem.

Já teve um tempo que se pensava nos flashes verdes como uma lenda, mas agora nós sabemos que eles são reais. Julio Verne, popularizou o fenômeno em sua novela de 1882, entitulada Le Rayon Vert (O Raio Verde). Ele descreveu “um verde que nenhum artista poderia obter em sua paleta, um verde do qual nem mesmo a grande variedade de pigmentos da vegetação ou mesmo as tonalidades do mar mais límpido poderia reproduzir da mesma forma! Se existe um verde no Paraíso, ele não pode ser mais bonito que esse, que com certeza é o verdadeiro verde da esperança”. Depois de 131 anos, Young e muitos astrônomos, astrofotógrafos e até mesmo curiosos esperam por mais.

Fonte:

http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=84311

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.