Um Cata-Vento de Formação de Estrelas

Embora o universo esteja cheio de galáxias espirais duas galáxias nunca são exatamente as mesmas. Essa galáxia vista de frente chamada de NGC 3982 é notável por apresentar uma verdadeira tapeçaria de nascimento de estrelas, juntamente com seus sinuosos braços espirais. Os braços são revestidos com pontos rosa que representam regiões de formação de estrelas que tem essa coloração devido a incandescência do gás hidrogênio, aglomerados estelares azuis recém nascidos e linhas de poeira escuras  que fornecem o material necessário para as futuras gerações de estrelas. O núcleo brilhante é o lar de uma população de estrelas antigas, que crescem cada vez mais densamente em direção ao centro.

A NGC 3982 está localizada a aproximadamente 68 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação da Ursa Maior. A galáxia abrange 30000 anos-luz, ou seja, tem um terço do tamanho da Via Láctea. Essa imagem colorida é composta de exposições feitas pela Wide Field Planetary Camera 2 (WFPC2), pela Advanced Camera for Surveys (ACS) e pela Wide Field Camera 3 (WFC3) todos os instrumentos do Telescópio Espacial Hubble . As observações foram feitas entre Março de 2000 e Agosto de 2009. A gama rica em cores vem do fato da galáxia ter sido fotografada utilizando os comprimentos de onda da luz visível e do infravermelho próximo. Neste caso também foi utilizado um filtro que isola a emissão de gás hidrogênio proveniente das brilhantes regiões de formação de estrelas que pontilham os braços espirais.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/science/pinwheel.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.