Um Blazar no Início do Unvierso

A visão de rádio super nítida do Very Long Baseline Array, o VLBA da National Science Foundation, revelou detalhes em um jato de material ejetado a uma velocidade equivalente a três quartos da velocidade da luz do núcleo de uma galáxia, localizada a 12.8 bilhões de anos-luz de distância da Terra. A galáxia, conhecida como PSO J0309+27, é na verdade um blazar, com seus jatos apontados na direção da Terra, e é o blazar com emissão em ondas de rádio mais brilhante já visto a essa distância. É também o segundo blazar mais brilhante em emissão de raios-X a essa distância.

Nessa imagem, a emissão mais brilhante em ondas de rádio vem do núcleo da galáxia na parte inferior direita. O jato é impulsionado pela energia gravitacional de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia e se move para fora do blazar em direção à porção superior esquerda da imagem. O jato visto aqui se estende por cerca de 1600 anos-luz de distância e é possível ver estruturas dentro dele.

A essa distância, o PSO J0309+27 é visto quando o universo tinha menos de 1 bilhão de anos de vida, ou seja, 7% da sua idade atual.

Uma equipe internacional de astrônomos, liderada por Cristina Spingola da Universidade de Bologna, na Itália, observou a galáxia em abril e maio de 2019. As análises das propriedades do objeto forneceram o apoio para alguns modelos teóricos sobre o porque os blazars são tão raros no universo primoridial.

Fonte:

https://phys.org/news/2020-12-blazar-early-universe.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.