Um Auto-Retrato Atualizado do Rover Curiosity em Marte

PIA16937-br2

observatory_1501051Esse auto-retrato do rover Curiosity da NASA, combina uma dezena de exposições feitas pela Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, do rover, durante o 177? dia Marciano de trabalho do Curiosity, ou Sol 177, que correspondeu ao dia 3 de Fevereiro de 2013, além de três exposições feitas durante o Sol 270, que correspondeu ao dia 10 de Maio de 2013. Esse auto-retrato tem a finalidade de atualizar a aparência do rover e de parte do terreno ao redor. Principalmente depois do rover ter passado por uma tempestade solar, uma tempestade de poeira e pela oposição com a Terra, quando ficou aproximadamente 1 mês sem comunicação, além de ter passado também por problemas no computador principal. A área atualizada, que se apresenta no quadrante inferior esquerdo da imagem, mostra a rocha pulverizada na cor cinza e dois furos onde o Curiosity, usou sua furadeira na rocha alvo, conhecida como John Klein. A porção onde se encontra o rover já havia sido apresentada em outro auto-retrato lançado no mês de Fevereiro de 2013, antes dos furos terem sido realizados. O resultado mostra que o local onde o auto-retrato foi feito parece então estar bem e que o rover está pronto para seguir sua jornada a partir de Maio de 2013.

O braço robótico do rover não é visível no mosaico. O instrumento MAHLI que fez as imagens usadas nessa composição está montado numa torre de equipamentos na parte terminal desse braço. Movimentos de punho e rotações da torre permitem que o MAHLI adquira as imagens que fazem parte desse mosaico. O braço estava posicionado fora do quadro nas imagens ou em porções das imagens usadas para construir o mosaico acima.

A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, desenvolveu, construiu e opera o MAHLI. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, gerencia o Mars Science Laboraory Project e a missão do rover Curiosity para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O rover foi desenhado e montado no JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

Fonte:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=5297

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo