Um Ano No Sol

743348main_SDOTimelapse_Sun_2k

observatory_150105O miasma de plasma incandescente do nosso Sistema Solar, o Sol pode parecer um pouco assustador na imagem acima. Essa imagem na verdade é uma composição de 25 imagens registradas na luz extrema do ultravioleta da sonda orbital Solar Dynamics Observatory, ou SDO, entre 16 de Abril de 2012 e 15 de Abril de 2013. O comprimento de onda particular da luz, de 171 Angstroms, mostra a emissão de átomos de ferro altamente ionizados na coroa solar numa temperatura característica de aproximadamente 600000 kelvins (em torno de 1 milhão de graus F). Anelando ambos os lados do equador durante a aproximação do máximo do seu ciclo de 11 anos, as regiões ativas do Sol são enlaçadas com brilhantes loops e arcos ao longo das linhas do campo magnético. Claro, uma visão mais familiar na luz visível, mostraria as brilhantes regiões ativas como grupos de manchas solares escuras. Três anos de imagens obtidas pelo SDO foram montadas e são apresentadas no vídeo abaixo.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130426.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.