Tugunska: O Maior Evento de Impacto Recente na Terra


Sim, Tugunska, é considerado o maior evento de impacto recente ocorrido na Terra, mas pode um meteoro ter feito isso? A explosão natural mais poderosa na história recente da Terra aconteceu no dia 30 de Junho de 1908 quando um meteoro explodiu sobre o Rio Tugunska na Sibéria, na Rússia. A detonação aconteceu com uma potência estimada 1000 vezes maior que a da bomba atômica jogada em Hiroshima, o evento de Tugunska exterminou com árvores numa distância maior que 40 km e detonou um tremendo terremoto na terra. Os testemunhos existentes são assustadores. A foto acima, é famosa, e foi feita por uma expedição russa ao local de Tugunska quase 20 anos depois do evento, e eles encontraram esse cenário, com árvores deitadas no solo. A estimativa é que o meteoro que provocou isso tinha um diâmetro entre 60 metros e 1000 metros. Evidências recentes sugerem que até mesmo um lago próximo, chamado de Lago Cheko, pode ter sido criado pelo impacto. Embora, um meteoro do tamanho do que caiu em Tugunska possa arrasar com uma cidade, as áreas metropolitanas da Terra ocupam uma pequena fração de sua superfície fazendo com que um impacto desse sejam pouco provável. O mais provável de acontecer é um impacto na água próximo a uma cidade que cria uma perigosa Tsunami. Por isso, um dos focos da astronomia moderna é encontrar objetos no Sistema Solar capazes de criar um cenário parecido com o de Tugunska, que traga risco a população, antes que ele aconteça na realidade.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap111002.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.