Como é a Terra Quando Observada do Solo da Lua

É muito fácil esquecermos quão perto nós estamos da Lua quando nós olhamos para cima durante uma bela noite e podemos observar nosso belo satélite natural nos céus da Terra.

Mas da superfície da Lua, mesmo pensando que a Terra seja quatro vezes maior que a Lua, a distância de 384399 km ao nosso delicado mundo azul no universo parece ainda muito longe.

No dia 11 de Dezembro de 1972, a missão Apollo 17 fez seu pouso lunar. Durante o primeiro EVA, ou atividade extra-veicular, em 12 de Dezembro de 1972, o Comandante da Missão, Eugene A. Cerman fez essa foto do astronauta Harrison H. Schmitt além da bandeira americana com a Terra ao fundo a quase 400000 km de distância.

A descrição da NASA sobre a missão da Apollo 17 é a seguinte: A sétima e última missão a pousar na Lua e retornar à Terra, a Apollo 17 levou três astronautas em sua tripulação: Cernan, o Piloto do Módulo Lunar, Harrison H. Schmitt, e o Piloto do Módulo de Comando Ronald E. Evans, que decolaram do Kennedy Space Flight Center no dia 7 de Dezembro de 1972.

A missão marcou a maior missão Apollo, de 504 horas, e a mais longa permanência na superfície da Lua, 75 horas, que permitiu que os astronautas conduzissem extensivas investigações geológicas.

Os astronautas da Apollo 17 coletaram 117 kg de amostras de rochas da Lua em 3 dias 59 minutos e 40 segundos de permanência no solo lunar e retornaram com sucesso para a Terra finalizando a missão em 19 de Dezembro de 1972.

Fonte:

http://www.cygy.com/pics/what-the-earth-looks-like-from-the-surface-of-the-moon-384399-km-away/246/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.