Telescópios Registram A Colisão de Aglomerados De Galáxias em Abell 2744

Uma gigantesca colisão de alguns aglomerados de galáxias, cada um contendo centenas de galáxias, produziu esse espetacular panorama de ondas de choque e de energia. As colisões geraram ondas de choque que produziram fogos de artifício celestes no comprimento de ondas de rádio, vistos na imagem acima, nas cores vermelho e laranja. No centro da imagem, a cor roxa indica os raios-X produzidos pelo extremo calor da região.

A região é conhecida de forma coletiva como Abell 2744, e está localizada a cerca de 4 bilhões de anos-luz de distância da Terra. Os dados de onda de rádio mostrados na imagem são provenientes do Karl G. Jansky Very Large Array, ou VLA da National Science Foundation, e esses dados foram combinados com os dados obtidos anteriormente pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA. Ambos os dados foram sobrepostos a uma imagem feita nos comprimentos de onda da luz visível com dados obtidos pelo Telescópio Subaru e pelo Very Large Telescope, o VLT. As novas observações feitas com o VLA revelam regiões anteriormente não detectadas onde ondas de choque aceleram partículas subatômicas causando a emissão nas ondas de rádio.

Os astrônomos estão estudando a imagem combinada na tentativa de decifrar a sequência de colisões de aglomerados de galáxias. Atualmente, as evidências indicam uma colisão no sentido norte-sul e colisões de subaglomerados no sentido leste-oeste. Existe uma possível terceira colisão, e os astrônomos continuam a analisar os dados para tentar recuperar mais detalhes sobre a complexa das colisões e suas consequências dessa região.

Os cientistas relataram suas descobertas em um artigo publicado no Astrophysical Journal, por Connor Pearce, do Harvard—mithsonian Center for Astrophysics e da Universidade de Southampton no Reino Unido e por uma equipe internacional de colaboradores.

O National Radio Astronomy Observatory é uma instalação do National Science Foundation, operado sob um contrato de cooperação pelas Associated Universities Inc.

Crédito:Pearce et al.; Bill Saxton, NRAO/AUI/NSF; Chandra; Subaru; ESO.