fbpx

Telescópio Subaru Faz Imagem Do Próximo Alvo da Hayabusa2

No dia 10 de dezembro de 2020, o Telescópio Subaru fez imagens do pequeno asteroide conhecido como 1998 KY26, esse nada mais é que o alvo da missão estendida da sonda Hayabusa2 da JAXA. Os dados adquiridos do asteroide durante as observações feitas com o Subaru serão usados para determinar com maior precisão os elementos orbitais do objeto.

Operada pela Japan Aerospace Exploration Agency, ou JAXA, como conhecemos, a caçadora de asteroides, Hayabusa2 liberou a cápsula que reentrou na atmosfera da Terra no dia 6 de dezembro de 2020 trazendo dentro das amostras do asteroide (162173) Ryugu. Depois de ter liberado a cápsula a sonda Hayabusa2 foi reprogramada dessa vez para uma estendida utilizando o combustível remanescente em seus tanques. A missão estendida da Haybusa2 será se aproximar e observar o pequeno asteroide 1998 KY26.

A previsão é que esse asteroide se aproxime da Terra, chegando a uma distância de 0.47 Unidades Astronômicas em dezembro de 2020, dando uma rara oportunidade de observá-lo, uma vez que essa aproximação só ocorre a cada 3 anos e meio. Contudo, devido ao diâmetro do asteroide de apenas 30 metros e devido ao seu brilho reduzido, as observações em Terra só são possíveis com telescópios grandes, como o Subaru.

As observações realizadas pelo Subaru foram conduzidas devido a um pedido feito pelo Institute for Space and Astronautical Science, o ISAS, da JAXA. E como resultado, o 1998 KY26 foi fotografado na direção da constelação de gêmeos como um ponto com magnitude 25.4 com uma incerteza na magnitude medida de 0.7. Os dados de posição coletados durante essas observações serão usados para melhorar a precisão dos elementos orbitais do asteroide. Observações similares foram conduzidas com o Very Large Telescope do ESO no Chile.

Os astrônomos conseguiram fotografar com o sucesso o próximo alvo da missão Hayabusa2 e esperam que isso ajude na missão.

Essa será a primeira missão espacial feita a um pequeno asteroide, e isso é muito importante e útil em termos tanto de estudos de ciência planetária como em estudos de defesa planetária. Essas observações do Subaru não só serão importantes para a missão Hayabusa2, mas elas também serão importantes para futuras missões.

Fonte:

https://subarutelescope.org/en/results/2020/12/17/2922.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .