fbpx

Telescópio Espacial Hubble Espia a Galáxia Espiral NGC 5793

Secrets at the heart of NGC 5793


observatory_15010541Essa nova imagem do Hubble está centrada na NGC 5793, uma galáxia espiral localizada a mais de 150 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Libra. Essa galáxia possui duas feições de interesse particular: uma bela linha de poeira e um centro intensamente brilhante – muito mais brilhante do que a nossa galáxia, ou na verdade, mais brilhante do que qualquer outra galáxia espiral que observamos.

A NGC 5793 é classificada como sendo uma Galáxia Seyfert. Essas galáxias possuem centros incrivelmente brilhantes que acredita-se tenha seu brilho causado por buraco negros supermassivos famintos – buracos negros que podem ser bilhões de vezes maior que o Sol – que puxa e devora o gás e a poeira de suas redondezas.

Essa galáxia é de grande interesse para os astrônomos por muitas razões. Por exemplo, ela parece abrigar objetos conhecidos como masers. Enquanto os lasers emitem radiação na luz visível, os masers emitem radiação no comprimento de onda das microondas. O termo maser vem de Microwave Amplification by Simulated Emission of Radiation. A emissão dos masers é causada pelas partículas que absorvem energia das redondezas e então re-emitem essa energia na parte do microondas do espectro.

Masers que ocorrem naturalmente, como os observados na NGC 5793 podem nos dizer muito sobre o seu ambiente, nós vemos esse tipo de masers em áreas onde as estrelas estão se formando. Na NGC 5793 existem também intensos mega-masers, que são milhares de vezes mais luminosos que o Sol.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/goddard/hubble-peers-at-the-heart-of-ngc-5793/#.Uy3RzFac-rA


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo