Imagem Mostra a Superfície do Vesta em Alta Resolução Dominada Por Crateras de Impacto

Nessa imagem acima, feita pela chamada câmera de enquadramento da sonda Dawn, é possível ver um grande número de crateras formadas pelas colisões ocorridas com a superfície do asteroide Vesta. As crateras na imagem variam de tamanho desde 1 km de diâmetro até aproximadamente 4 km de diâmetro. Olhando tanto na imagem de alta resolução  como na imagem de baixa resolução pode-se ver que vários tipos de crateras de impacto dominam a superfície do Vesta. As depressões relativamente grandes e circulares na imagem são crateras de impacto mais velhas e altamente degradadas. As crateras que apresentam os anéis mais bem definidos e nítidos são as crateras mais jovens. Aglomerados de crateras secundárias menores foram criados pelo impacto de material e pedaços de rochas que foram ejetados pelo impacto primário e que retornaram à superfície do asteroide.

Essa imagem está localizada no Quadrante Oppia do asteroide Vesta e o centro da imagem localiza-se nas coordenadas 18.6 graus de latitude sul e 346.8 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com o filtro limpo de sua câmera de enquadramento no dia 13 de Dezembro de 2011. A distância entre a sonda e a superfície do asteroide no momento da imagem era de 190 quilômetros e a resolução da imagem é de aproximadamente 17.5 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida já na fase LAMO, ou seja, Low Altitude Mapping Orbit da missão da sonda Dawn na órbita de Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120213

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.