fbpx

Super Computador Summit da IBM É Testado Para Processar Os Dados do SKA

Daqui a pouco um dos maiores rádio telescópios já construído entrará em operação, e para lidar com a quantidade enorme de dados gerada por ele será preciso um super computador. Os engenheiros responsáveis acabaram de testar o super computador que irá ser usado pelo Square Kilometre Array. O teste foi feito processando 400 gigabytes de dados por segundo, isso é o equivalente a processar 1600 horas de vídeos para o YouTube em um segundo.

Os pesquisadores do International Centre for Radio Astronomy Research, ou ICRAR, em Perth na Austrália, o Oak ridge National Laboratory nos EUA e o Shanghai Astonomical Observatory, na china, usaram o super computador Summit, um dos maiores do mundo que fica em Oak Ridge para processar observações simuladas do universo bem jovem.

“Até agora nós não tínhamos ideia se seria possível ter um algoritmo desenvolvido para processar os dados vindos dos rádio telescópios de hoje e aplicar a algo mil vezes maior”, disse Andreas Wicenec, diretor do Data Intensive Astronomy que fica no ICRAR. “Esse teste sendo completado com sucesso irá nos dizer se somos ou não capazes de lidar com os dados que virão do SKA quando ele estiver funcionando de forma operacional e completa na próxima década”.

Mas ele adicionou, “o fato de precisarmos do maior super computador do mundo para rodar esse teste de maneira correta mostra que o SKA estará operando no limite do que temos hoje como capacidade de processamento dos supercomputadores”.

O Square Kilometre Array, será construído totalmente na parte oeste da Austrália e na África do Sul e é esperado que ele gere cerca de 550 gigabytes de dados por segundo. O super computador Summit que fica no Oak Ridge National Laboratory, e que foi desenvolvido pela IBM tem capacidade de processar 200 mil trilhões de cálculos por segundo.

Fonte:

https://astronomynow.com/2019/10/23/supercomputer-up-to-challenge-of-square-kilometre-array/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .