SpaceX Anuncia O Motivo da Explosão do SN11

Agora nós já sabemos o que causou a explosão do protótipo Starship SN11 da SpaceX.

O veículo foi lançado no dia 30 de março de 2021 desde as instalações da SpaceX no sul do Texas em Boca Chica.

O SN11 atingiu a altura planejada de 10 km, e depois disso, o protótipo com seus 50 metros de altura começou a descida, cumprindo algumas etapas importantes da missão. Mas ele não chegou nem perto de pousar e explodiu no ar.

Agora, no dia 5 de abril de 2021, o CEO da empresa, Elon Musk anunciou a causa da explosão.

Segundo Elon Musk, a fase de subida, a transição para a posição horizontal, e o controle durante a queda livre foram bem. Então, um pequeno vazamento de CH4 causou um incêndio no motor 2, queimando parte da aviônica, fazendo que desse início ao processo de queima de pouso na turbobomba de CH4, hard start.

O CH4 é o metano, o propelente que o motor Raptor de próxima geração da SpaceX usa. E o que eles chamam de hard start, se refere à ignição quando existe muito combustível na câmara de combustão e a pressão é muito alta, o que não é algo bom para nenhum tipo de motor.

A SpaceX está desenvolvendo a Starship para levar pessoas e carga para a Lua, Marte e outros destinos espaciais. O sistema de transporte consiste de dois elementos, ambos serão totalmente reutilizáveis. Um dos elementos é a própria Starship onde vai a carga e a tripulação, e o outro elemento é o gigantesco booster onde vai só combustível chamado de Super Heavy.

Tanto a Starship como o Super Heavy serão movidos pelos motores Raptors, seis deles na versão final da Starship e 30 deles no Super Heavy. O SN 11 que explodiu era equipado com 3 motores Raptors como os seus protótipos anteriores, o SN8, SN9 e SN10.

Todos os Starship anteriores voaram de forma bem similar, com os protótipos se comportando bem durante todo o teste, e o SN10 pousando perfeitamente, mas explodindo 8 minutos depois.

A SpaceX continua os testes com seus protótipos. A empresa já está finalizando o próximo, chamado de SN15, que atualmente está na chamada High Bay, se preparando para ser transportado para a plataforma de testes e lançamentos, fiquem ligados aqui no Space Today para as atualizações sobre os testes.

Fonte:

https://www.space.com/spacex-starship-sn11-crash-cause

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.