fbpx

Sonda Opportunity da NASA Explora Mais Uma Rocha na Cratera Endeavour em Marte


A sonda da NASA Mars Exploration Rover Opportunity está usando os seus instrumento no seu braço robótico para inspecionar alvos em uma rocha chamada de Chester Lake.

Essa é a segunda rocha que a sonda examina com seu imageador microscópioco e com seu espectrômetro desde que ela alcançou o seu destino a muito desejado, o anel da vasta cratera Endeavour, em Agosto de 2011. Diferente da primeira rocha estudada, que era um pedaço de rocha que foi arremessado pela escavação de uma pequena cratera no anel da Endeavour, Chester Lake é um afloramento que representa o embasamento.

As rochas na cratera Endeavour aparentemente vieram de um período anterior na história de Marte do que as outras rochas que a sonda Opportunity examinou durante os primeiros sete anos e meio de missão em Marte. Mais informações sobre a exploração que está acontecendo no anel da Endeavour podem ser acessadas aqui: http://news.wustl.edu/news/Pages/22660.aspx.

A Opportunity e a sua irmã gêmea, a sonda Spirit completaram seus três meses de missões iniciais em Marte em Abril de 2004. Ambas as sondas continuaram por anos a explorar o planeta como bônus para a missão. Ambas fizeram importantes descobertas sobre os ambientes úmidos e antigos de Marte que podem ter sido favoráveis para o desenvolvimento da vida na forma microbiana. A sonda Spirit encerrou as comunicações com a Terra em 2010. A NASA lançará a próxima geração de sondas para Marte, a sonda do tamanho de um carro, a Curiosity, partirá dentro de alguns meses para a sua viagem até Marte, onde deve chegar em Agosto de 2012.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia, é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, também em Pasadena, e administra o projeto Mars Exploration Rover para o NASA Science Mission Directorates, sediado em Washington. Para mais informações sobre as sondas, acesse os canais on-line: http://www.nasa.gov/rovers e http://marsrovers.jpl.nasa.gov e no Twitter at http://www.twitter.com/marsrovers.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-289&rn=news.xml&rst=3139


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .