fbpx

Sonda Opportunity Começa a Explorar Rochas nas Vizinhanças da Cratera Endeavour em Marte

A sonda da NASA conhecida como Mars Exploration Rover Opportunity registrou novas imagens do intrigante terreno de Marte  desde uma pequena cratera que fica próxima do anel da grande cratera Endeavour. A sonda chegou na cratera Endeavour de 21 quilômetros de diâmetro, no dia 9 de Agosto de 2011 depois de uma jornada de quase três anos.

A sonda Opportunity está agora examinando o material ejetado da pequena cratera denominada de Odyssey. A sonda está se aproximando de um grande pedaço de rocha ejetada para estudá-lo com as ferramentas presentes no braço robótico da sonda.

A Opportunity está fazendo seu caminho de forma vagarosa, mas de forma direta em direção ao pedaço de rocha chamado de Tisdale. Quando ela alcançar esse pedaço de rocha, irá estudá-lo em detalhe, pois ele é com certeza um dos mais complicados, e interessantes pedaços de rocha já encontrados pela sonda Opportunity desde que pousou em Marte anos atrás.

Abaixo está a última foto colorida. Se clicar na imagem poderá acessá-la em toda a sua resolução e ver como o terreno ao redor apresenta diferentes cores e sombras, e as muitas formas e texturas das rochas, tanto da Tisdale como das rochas nas cercanias. Pode-se também ver essa imagem em 3D, com os óculos apropriados.

As sondas Opportunity e Spirit completaram os seus três meses iniciais de missão em Marte em Abril 2004. Ambas as sondas continuaram a explorar Marte por anos como parte estendida de suas missões. Ambas fizeram importantes descobertas sobre os ambientes de Marte, principalmente atrás de ambientes úmidos que podem ter suportado algum tipo de vida microbiana. A Spirit encerrou sua missão em Março de 2010, ao perder comunicação com a Terra.


Fontes:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-259#4

http://roadtoendeavour.wordpress.com/2011/08/20/edging-towards-tisdale/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .