Sonda MRO Identifica Mudanças na Parte Terminal de Colinas na Superfície Marciana

pia18538


observatory_150105A imagem acima da superfície de Marte cobre um local que tem sido capturado algumas vezes pela câmera HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA com o objetivo de capturar mudanças ocorridas nas valas mostradas na imagem acima. Mudanças têm agora sido vistas em muitas valas em Marte, e mostram que essas paisagens estão evoluindo rapidamente. O tempo das mudanças é frequentemente no inverno ou no começo da primavera, sugerindo que elas são causadas pelo congelamento do dióxido de carbono que forma na própria vala ou ao redor dela a cada ano.

A HiRISE é um dos seis instrumentos da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. A Universidade do Arizona, em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a sonda Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/changes-near-downhill-end-of-a-martian-gully/#.U8RLEfa2SW5


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.