fbpx

Sonda MRO da NASA Registra Nova Cratera Em Marte

PIA17932


observatory_150105Rochas espaciais vindas do espaço atingem Marte escavando novas crateras a uma taxa de mais de 200 por ano, mas poucas novas cicatrizes em Marte são tão visualmente atrativas como essa registrada por uma sonda da NASA.

A imagem acima, foi feita pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA e mostra uma cratera com aproximadamente 30 metros de diâmetro no centro de uma explosão radial que pintou a superfície marciana com um padrão interessante de tonalidades escuras e brilhantes. A imagem está disponível online em http://uahirise.org/ESP_034285_1835 e http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA17932.

A cicatriz apareceu em algum momento entre as imagens feitas do local pela Context Camera da sonda em Julho de 2010 e novamente em Maio de 2012. Com base na mudança aparente entre as imagens feitas antes e depois em resoluções mais baixas, os pesquisadores usaram a HiRISE para adquirir essa nova imagem em 19 de Novembro de 2013. O impacto que escavou essa cratera ejetou material a uma distância aproximada de 15 quilômetros.

O Mars Reconnaissance Orbiter Project é gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia também em Pasadena. A HiRISE é operada pela Universidade do Arizona em Tucson. O instrumento foi construído pela Ball Aerospace & Technologies Corp. em Boulder, no Colorado, o Malin Space Science Systems em Sand Diego, construiu e opera a Context Camera da sonda.

Para mais informações sobre a Mars Reconnaissance Orbiter, que tem estudado o planeta Marte desde 2006, visitem: http://www.nasa.gov/mro .


Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-037

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo