Sonda Hayabusa 2 Está A Menos de 1000 km do Asteroide Ryugu

A sonda Hayabusa2 continua se aproximando de seu alvo, o asteroide Ryugu. Na figura principal desse post, podemos ver o Ryugu que foi fotografado no dia 13 de Junho de 2018, pela Optical Navigation Camera – Telescopic, ou ONC-T, de uma distância de 920 km. O Ryugu é o objeto com grande brilho no centro do frame, se você comparar essa imagem com imagens anteriores poderá notar o movimento do Ryugu com relação às estrelas de fundo. O brilho do Ryugu, para a Haybusa 2 está agora na ordem de uma magnitude de -6.6.

A outra figura, abaixo, foi feita com um tempo de exposição de cerca de 0.09 segundos. A parte da imagem que cobre o Ryugu tem agora cerca de 10 pixels de diâmetro. A forma do asteroide está sendo descrita como uma forma parecida com um dango, dango é um doce japonês, feito basicamente de farinha de arroz. Porém a forma é um pouco mais angulada.

Essas imagens foram feitas no dia 13 de Junho de 2018, o mesmo dia em que a Haybusa 1 retornou para a Terra, 8 anos atrás. Apenas 8 depois, a segunda sonda, a Haybusa 2 está a menos de 1000 km do asteroide Ryugu.

Fonte:

http://www.hayabusa2.jaxa.jp/topics/20180614_je/index_e.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.