fbpx

Sonda Dawn da NASA Registra Vales Equatoriais e Material Escuro No Asteroide Vesta


Essas imagens do asteroide Vesta feitas com a câmera de enquadramento da sonda Dawn mostram regiões localizadas em torno de calhas equatoriais com duas resoluções diferentes. A imagem da esquerda tem uma resolução menor de 260 metros por pixel e a imagem da direita tem uma maior resolução de 66 metros por pixel. Muitas áreas de material escuro podem ser visíveis na imagem de resolução mais baixa incluindo um monte escuro. A imagem de alta resolução exibe mais detalhes desta colina, como seu contato irregular com o resto da superfície do Vesta. Muitos outros detalhes também são visíveis na imagem à direita, quando comparado com a imagem à esquerda, como pequenos sulcos lineares aproximadamente paralelos às calhas e feições de deslizamento e escorregamento de terra no canto direito da cratera.

Nave espacial Dawn da NASA obteve estas imagens com sua câmera de enquadramento em 20 de Agosto e 20 de Setembro de 2011. Estas imagens foram tiradas através do filtro limpo da câmera. A distância para a superfície de Vesta é 2740 km e 673 km e as imagens têm uma resolução de cerca de 260 metros e 66 metros por pixel, respectivamente.

A câmera de enquadramento, instrumento a bordo nave espacial da Dawn da NASA obteve as imagens usadas para fazer este anáglifo em 17 e 20 de agosto de 2011. A distância da Dawn para a superfície de Vesta era 2740 quilômetros neste momento. A imagem tem uma resolução de cerca de 260 metros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14957


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .