fbpx

Sonda Dawn Da NASA Monta Primeiro Mapa Global da Região Equatorial e Sul do Asteroide Vesta


A imagem acima é considerada o primeiro mapa global do gigantesco asteroide Vesta, e é composta por imagens registradas pela câmera de enquadramento que viaja a bordo da sonda Dawn da NASA. A sonda Dawn está orbitando o segundo objeto mais massivo localizado no cinturão de asteroides principal do Sistema Solar em uma órbita de pesquisa, a aproximadamente 2700 quilômetros da superfície do asteroide, onde ficou todo o mês de Agosto. As imagens individuais foram feitas com o filtro limpo da câmera de enquadramento com uma resolução de aproximadamente 260 metros por pixel.

O equador corre paralelo à borda mais superior da imagem, aproximadamente acima dos brilhantes e suaves conjuntos de vales. Em direção ao polo norte, topo da imagem, as paisagens com sombra indicam que as latitudes norte do Vesta estão numa estação de sombra devido ao inverno no polo norte que mantém toda essa região na escuridão.

O Vesta é um asteroide de forma irregular, seu semi eixo maior mede 289 km, 280 km e 220 km. O mapa é mostrado na geometria chamada de projeção cilíndrica simples. Nessa projeção o ponto no polo sul é estirado se transformando em uma linha com o mesmo comprimento que o equador, formando assim o limite inferior da imagem, onde as feições nas grandes latitudes do hemisfério sul parecem distorcidas. A resolução total da imagem é de aproximadamente 750 metros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14703


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .