fbpx
17 de setembro de 2021

Sonda Cassini da NASA Observa Mares Ensolarados na Lua Titã de Saturno


pia18432-16 (1)


observatory_150105Enquanto passava pelo grande lua de Saturno, Titã, recentemente, a sonda Cassini da NASA registrou o brilho da luz do Sol refletindo em um dos mares de hidrocarboneto do satélite.

No passado, a sonda Cassini, tinha capturado, separadamente, visões dos mares polares e do Sol brilhando neles, mas dessa vez, pela primeira vez, os dois fenômenos foram vistos na mesma tomada.

Na imagem também é possível ver a complexa forma de seta de nuvens brilhantes de metano flutuando perto do polo norte de Titã. As nuvens podem estar ativamente reabastecendo os lagos com chuvas.

Pode-se ver também uma margem brilhante, ao redor do Kraken Mare – o mar que contém a luz do Sol refletida – indicando que o mar já foi maior em algum ponto, mas a evaporação fez com que ele diminuísse de tamanho.

Os mares de Titã são na sua maior pare preenchidos com metano e etano líquido. Antes da chegada da sonda Cassini, no sistema de Saturno, os cientistas suspeitavam que Titã poderia ter corpos de líquidos abertos em sua superfície. A Cassini descobriu somente grandes campos de dunas de areia perto do equador e em latitudes mais baixas, mas localizou lagos e mares perto dos polos, principalmente do polo norte.

As novas imagens mostram Titã na luz infravermelha. Essas imagens foram obtidas com o instrumento da Cassini, denominado Visible and Infrared Mapping Spectrometer, ou VIMS, e foram obtidas no dia 21 de Agosto de 2014.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da AEI. O JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A equipe do instrumento VIMS fica baseada na Universidade do Arizona em Tucson.

Mais informações sobre a missão Cassini, podem ser encontradas em:

http://www.nasa.gov/cassini

http://saturn.jpl.nasa.gov

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4359


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo