Sonda Cassini da NASA Fotografa os Satélites de Saturno Mimas, Prometheus e Atlas

A pequena Lua de Saturno em forma de batata Prometheus aparece mergulhada dentro dos anéis do planeta próximo do centro dessa imagem feita pela sonda Cassini enquanto que o satélite Mimas orbitava o planeta além dos anéis.

Mimas, com 396 km de diâmetro está próximo da parte central superior da imagem e está mais longe da sonda Cassini nessa imagem. Prometheus com 86 km de diâmetro parece como um pequeno salto localizado na borda dos anéis mais próximos da Cassini nessa visão. Prometheus na verdade, orbita a chamada Divisão de Roche entre os anéis A e o fino anel F, e periodicamente perturba o anel F. Atlas, um satélite ainda menor com 30 km de diâmetro também orbita a Divisão de Roche e pode ser detectado com dificuldade, como um ponto brilhante nos anéis, na parte inferior dos anéis, na parte direita da imagem.

Essa imagem foi feita com a sonda apontada para o norte, para o lado iluminado dos anéis um pouco acima do plano dos anéis.

A imagem foi feita no comprimento de onda visível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 16 de Maio de 2011. Essa imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 2.7 milhões de quilômetros de Mimas. A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 2.5 milhões de quilômetros de Prometheus e Atlas. A imagem tem uma escala de 16 km/pixel em Mimas e de 15 km/pixel em Prometheus e Atlas.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4332

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.