Saturno e Tétis: Uma Cena Serena

Mesmo numa cena que parece tranquila como essa do planeta Saturno e de seu satélite Tétis, a sonda Cassini revela pistas sobre como o planeta está em constante mudança. O hemisfério norte de Saturno ainda mostra as cicatrizes da grande tempestade que agitou o planeta em grande parte do ano de 2011. E dia a dia, a sombra gerada pelos anéis no hemisfério sul do planeta se tornam maiores à medida que as estações progridem para o verão no hemisfério norte.

Tétis com seus 1062 quilômetros de diâmetro aparece acima dos anéis à esquerda do centro da imagem.

A imagem acima foi feita pela câmera de grande angular da sonda Cassini no dia 10 de Janeiro de 2012 usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda do infravermelho próximo centrado em 752 nanômetros. A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 2.3 milhões de quilômetros de Saturno e o conjunto, Sol-Saturno-Cassini estava em fase com ângulo de 39 graus. A escala da imagem em Saturno é de 136 km por pixel.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2257.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.