Satélite GOES Faz Bela Imagem das Américas Para Celebrar o Dia da Terra

13989104603_c57e9de5cf_o


observatory_150105Hoje, dia 22 de Abril de 2014, é o Dia da Terra, e qual a melhor maneira para celebrar esse dia, do que olhar o nosso lar do espaço.

O satélite GOES-East da NOAA, registrou essa imagem espetacular das Américas no Dia da Terra, em 22 de Abril de 2014, às 11:45 UTC/08:45, hora de Brasília. Os dados do GOES-East foram transformados em imagem pelo NASA/NOAA GOES Project no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md.

Na América do Norte, nuvens associadas com uma frente fria se esticam desde Montreal no Canadá, passando pelo Vale do Tennessee, e chegando até o sul do Texas, levando chuva a leste da frente. Uma área de baixa pressão na porção Noroeste do Pacífico é esperada se transformar em chuva no Oregon, Washington, Idaho, se esticando na parte superior do Meio Oeste, de acordo com o National Weather Service do NOAA. Essa região de baixa pressão é também esperada gerar precipitação ao norte, nas províncias da British Columbia e de Alberta, no Canadá. Outra região de baixa pressão está se movendo sobre a porção sul de Nevada e o National Weather Service espera chuva desse sistema na região central da Califórnia, Nevada e norte de Utah.

Perto do equador, as imagens do GOES mostram uma linha de tempestades. Essas tempestades estão associadas com uma Intertropical Convergence Zone, ITCZ. Essa zona circula a Terra perto do equador.

Na América do Sul, tempestades convectivas (ar que sobe rapidamente e que condensa e forma nuvens), aparecem na Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e no noroeste e sudeste do Brasil.

Os satélites GOES fornecem o tipo de monitoramento contínuo necessário para a intensa análise de dados. O satélite geoestacionário, descreve uma órbita onde ele sempre está na mesma posição com respeito à rotação da Terra. Isso permite que o GOES paire continuamente sobre uma posição da superfície da Terra, aparecendo estacionário. Como um resultado disso, o GOES fornece uma vigília constante para os “gatilhos” atmosféricos para condições severas de clima como tornados, inundações, tempestades e furacões.

Para mais informações sobre os satélite GOES, visitem: www.goes.noaa.gov/ ou  goes.gsfc.nasa.gov/

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/satellite-view-of-the-americas-on-earth-day/#.U1cBCfldV8E


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.