Satélite da NASA Registra Impressionantes Nuvens Sobre a Parte Sul do Oceano Índico

nuvens_sul_oceano_indico

observatory_150105As nuvens marinhas do tipo estratocumulos são mostradas na imagem acima se estirando sobre a parte sul do Oceano Índico no início de Março de 2013. O instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, MODIS, do satélite Aqua da NASA adquiriu essa imagem em cor natural no dia 11 de Março de 2013, enquanto uma impressionante faixa de nuvens corria na direção noroeste para sudeste sobre o oceano aberto.

A camada limítrofe da Terra que se estende para cima, a partir da terra ou do oceano, tem 2 km de altura, e é parte da atmosfera onde as interações com a superfície do planeta têm os maiores efeitos. Patrick Minnis do Langley Research Center da NASA explica que as nuvens nessa imagem provavelmente se formaram sob uma forte condição de inversão, onde o ar acima do limite da camada estava afundando. “As nuvens no noroeste estão abaixo de um quilômetro de altura”, notou Minnis, “enquanto que as outras nuvens, que são mais espessas e mais desenvolvidas, estão entre um e dois quilômetros de altura”.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/img_feature_2473.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.