fbpx
26 de fevereiro de 2024

Saiba Passo a Passo Como Será O Lançamento e Os Momentos Iniciais da Missão MSL e do Curiosity Rumo a Marte


O Mars Science Laboratory da NASA já está preso dentro do foguete Atlas V pronto para o lançamento que deve acontecer no próximo sábado, dia 26 de Novembro de 2011, desde a Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral na Flórida. A janela de lançamento irá se estender das 12:02 até as 13:45, hora de Brasília . O período de lançamento se estende até o dia 18 de Dezembro de 2011.

A sonda que deverá chegar a Marte em Agosto de 2012, está equipada com o veículo robô mais avançado já construído para pousar em outro planeta. Denominado de Curiosity, o veículo robô investigará se a região onde ele pousou teve em algum momento da história de Marte as condições ambientais favoráveis para suportar a vida microbiana e se se teve as condições favoráveis para preservar as pistas dessa vida, se é que ela ali existiu.

No dia 26 de Novembro, o blog CIENCTEC irá cobrir o lançamento do MSL e do Curiosity desde cedo a partir dos canais da NASA: http://www.nasa.gov/ntv  e  http://www.ustream.tv/nasajpl .

Se a sonda decolar no início da janela de lançamento do dia 26 de Novembro de 2011, os seguintes eventos importantes devem ser alcançados na sequência em que são aqui apresentados.

Lançamento

O núcleo comum do primeiro estágio do foguete e os quatro foguetes sólidos  serão ligados antes da decolagem. O lançamento ou T-Zero, na verdade ocorre antes do foguete deixar o solo. Os quatro foguetes sólidos serão ligados no lançamento e funcionarão por mais um minuto e 52 segundos.

Separação

O cone do nariz do foguete, ou o invólucro aerodinâmico que protege o MSL irá se abrir e cairá de volta na Terra aproximadamente três minutos e 25 segundos depois do lançamento. Após isso, o primeiro estágio do foguete será cortado e então cairá no Oceano Atlântico.

Estacionando na Órbita

O segundo estágio do foguete, um motor Centaur começará a funcionar pela primeira vez aproximadamente quatro minutos e 38 segundos depois do lançamento. Após isso ele completará sua primeira queima por aproximadamente 7 minutos, o foguete estará estacionado na órbita da Terra a uma altura que pode variar de 165 quilômetros para 324 quilômetros. Ele permanecerá nessa órbita de 14 a 30 minutos, dependendo da hora do lançamento. Se o lançamento ocorrer no começo da janela do dia 26 de Novembro, o estágio permanecerá estacionando na órbita por aproximadamente 21 minutos.

A Caminho de Marte

A segunda queima do motor Centaur, continuará por aproximadamente 8 minutos, isso fará com que a sonda saia da órbita da Terra e seja enviada a Marte.

Separação da Sonda

O Mars Science Laboratory irá se separar do foguete que o impulsionou a caminho de Marte aproximadamente 44 minutos depois do lançamento, caso esse ocorra no começo da janela do dia 26 de Novembro de 2011. Pouco depois disso, o foguete Centaur separado realizará sua última tarefa, uma manobra que irá tirar o foguete do rumo da sonda rumo a Marte

Mandando Um Sinal de Ok

Uma vez que a sonda estiver em sua rota rumo a Marte, ela pode começar a se comunicar com a Terra via uma estação de antena em Canberra, na Austrália, antena essa que é parte do Deep Space Network da NASA. Os engenheiros esperam ouvir o primeiro contato da sonda aproximadamente 55 minutos depois do lançamento e conseguirão assim acessar os componentes da sonda verificando seus estados por 30 minutos. A sonda está programada para chegar a Marte no dia 6 de Agosto de 2012.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na California, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia gerencia a missão do Mars Science Laboratory. O gerenciamento do lançamento é responsabilidade do Launch Services Program da NASA no Centro Espacial Kennedy na Flórida. O foguete de serviço de lançamento Atlas V é fornecido pela United Launch Alliance de Denver.

A imagem acima foi feita originalmente em Julho de 2010, e mostra os engenheiros da NASA instalando as seis rodas do veículo robô Curiosity.

Abaixo uma série de vídeos que conta um pouco da história da missão MSL e do veículo Curiosity até o momento, história que ainda nem começou direito.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-361&cid=release_2011-361&msource=11361&tr=y&auid=9909289


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo