fbpx

Rover da Missão Mars 2020 Passa Pelo Primeiro Exame de Vista

Equipado com instrumentos científicos de última geração, o rover da missão Mars 2020 passou por um verdadeiro exame de vista depois que algumas de suas câmeras foram instaladas. O rover contém uma grande quantidade de equipamentos de imageamento, desde câmeras de grande angular para registrar a paisagem até câmeras com lentes com um poderoso zoom para fazer imagens mais restritas de alta resolução.

“Nós completamos o processo de calibração da visão das câmeras do rover”, disse Justin Maki, engenheiro chefe para imageamento e o cientista de imageamento da missão Mars 2020 no JPL. “Essa medida é crítica para uma visão estereográfica precisa, que é importante para a capacidade operacional do veículo”.

Para realizar a calibração, a equipe da missão Mars 2020 fez imagens de alvos que mostravam malhas de pontos, colocados a distâncias que variavam de 1 a 40 metros. Os alvos foram usados para confirmar que as câmeras estavam de acordo com os requirementos do projeto para resolução e precisão geométrica. As câmeras testadas foram as duas Navcams, as 4 Hazcams, a SuperCam, e as duas Mastcam-Z.

“Nós testamos cada uma das câmeras localizadas na parte da frente do rover e também aquelas montadas no mastro de instrumento”, disse Maki. “Caracterizar o alinhamento geométrico de todos esses imageadores é importante para poder dirigir o veículo em Marte, operar o braço robótico e atirar com precisão o laser do rover”.

Nas próximas semanas, os imageadores da parte de trás do rover e da torre no final do braço robótico passarão pelo mesmo processo de calibração.

Montadas no mastro de sensoriamento robótico do rover, as Navcams, ou câmeras de navegação, irão adquirir imagens panorâmicas 3D que irão suportar o planejamento da rota do rover, as operações do braço robótico e a aquisição de amostras. As Navcams podem trabalhar juntamente com as Hazcam, as câmeras que serão usadas para evitar situações de perigo, que ficam montadas na parte inferior da carenagem do rover para poder conseguir fazer imanes do terreno e assim garantir uma boa navegação em Marte, evitando obstáculos e demais locais que podem danificar o rover. Elas serão usadas por um software que permite que o rover da missão Mars 2020 possa realizar uma locomoção autônoma pelo terreno marciano.

Juntamente com o seu laser e com espectrômetros, o imgeador da SuperCam irá examinar as rochas de Marte e o solo, procurando por compostos orgânicos que podem estar relacionados com a vida antiga em Marte. As duas câmeras de alta resolução, conhecidas como Mastcam-Z do rover irão trabalhar de forma conjunta como um instrumento de imageamento multiespectral e estereoscópico para melhorar a direção do rover da missão Mars 2020 e a sua capacidade de coleta de amostras. As câmeras Mastcam-Z permitirão também que a equipe possa observar detalhes das rochas e sedimentos em qualquer local dentro do campo de visão do rover, ajudando a equipe a construir peça a peça a história geológica de Marte.

O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do rover da missão Mars 2020 para o Science Mission Directorate da NASA na sede da agência em Washington. A NASA usará a Mars 2020 e outras missões, incluindo missões para a Lua, para preparar a exploração humana de Marte. A agência tem a intenção de estabelecer uma presença humana sustentada na Lua em 2028, através dos planos de exploração lunar do programa Artemis.

Você ainda pode enviar o seu nome para Marte a bordo da missão Mars 2020 para isso entre no site abaixo e preencha os seus dados, até o dia 30 de Setembro de 2019.

https://go.nasa.gov/Mars2020Pass

Para mais informações sobre a missão Mars 2020, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7471

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .