Rover da Missão Mars 2020 É Colocado de Pé Sobre Suas Próprias Rodas

Anos de testes, estudos, aprendendo com o Curiosity, e chegou a hora de instalar no rover da missão Mars 2020 suas rodas. E foi exatamente isso que aconteceu essa semana, os técnicos e engenheiros que trabalham no rover instalaram as rodas no rover e colocaram ele na mesma configuração em que ele estará em Marte, a partir de Fevereiro de 2021.

As “pernas” do rover, os tubos pretos visíveis acima das rodas, são compostas de titânio, enquanto que as rodas são feitas de alumínio. Cada uma das rodas do rover mede 52.5 centímetros de diâmetro e possuem cada uma o seu próprio motor de tração. Essas rodas que vocês estão vendo na imagem não são as mesmas que irão para Marte, essas são rodas para testes de engenharia, que são idênticas às que vão para Marte, mas para preservar ao máximo as que irão para Marte, essas só serão instaladas no rover no próximo ano. As duas rodas frontais e as duas rodas traseiras possuem motores que permitirão elas virarem completamente e o rover poderá assim dar uma volta completa no lugar onde ele estiver.

Quando o rover estiver passando por um terreno muito acidentado, o sistema de suspensão do rover irá manter o peso distribuído de forma relativamente igual em cada roda para evitar desgaste excessivo de uma delas e também para que o rover tenha uma maior estabilidade. Os técnicos em Terra que irão pilotar o rover tentarão evitar terrenos com uma inclinação superior a 30 graus, mas de acordo com os testes, o rover é capaz de enfrentar 45 graus de inclinação no terreno sem tombar. O rover também tem a capacidade de percorrer terrenos e passar por obstáculos e depressões que são do tamanho de suas rodas.

As imagens do rover da missão Mars 2020 que você vê nesse post foram feitas no chamado Simulator Building, no JPL, onde ele está passando por semanas de testes, incluindo uma extensa avaliação de como seus instrumentos, sistemas e subsistemas irão operar, no ambiente hostil de Marte.

O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do rover da missão Mars 2020 para a NASA. O rover será lançado no foguete Atlas V da United Launch Alliance, em Julho de 2020, desde o Space Launch Complex 41, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaberal. O Launch Services Program da NASA, que fica no Kennedy Space Center na Flórida irá cuidar de todo o gerenciamento de lançamento.

Quando o rover pousar na Cratera Jezero em Marte, em 18 de Fevereiro de 2021, ele será a única nave espacial da história da exploração planetária a ter a habilidade de precisamente mudar o local de pouso durante a sequência de descida e pouso em Marte.

Essa missão junto com toda a missão Artemis da NASA que vai levar o homem de volta para a Lua fazem parte dos preparativos para que no futuro seja possível pousar astronautas em Marte.

Vocês percebem que eu chamo de rover da missão Mars 2020, isso porque esse rover ainda não tem nome. Nos EUA está acontecendo um concurso entre escolas para dar o nome para o rover da missão. O concurso encerra agora, dia 1 de Novembro de 2019, então em breve saberemos o nome do rover. Tomara que seja tão legal quanto os outros.

Para mais informações sobre a missão, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7526
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.